Passo-a-Passo

Normalmente as bolsas são concedidas aos melhores alunos das instituições, que significa ter tido boas notas, não ter reprovações, ter se envolvido com atividades extra-curriculares e, no caso de um mestrado, já ter se envolvido com pesquisa de alguma forma e/ou ter artigos publicados. Mas alunos pouco acima da média, que demonstrem vontade e dedicação podem tranquilamente conseguir o benefício.

Um dado importante sobre bolsas é que o processo todo, desde o momento da inscrição, demora cerca de um ano. Prepare-se o quanto antes!


1-Escolha da Especialização: diante das diversas possibilidades que existem atualmente, a escolha da especialização é fator decisivo na hora de organizar os estudos. Para os que vão fazer a graduação, a decisão é mais simples, mas para os que já são graduados, ficam as perguntas: Faço uma especialização? Um mestrado? Um doutorado? É preciso ler bastante sobre cada uma delas e verificar com cuidado o melhor pra se fazer na sua carreira acadêmica.

2-Escolha da Instituição de Ensino: procure se informar quais são as universidades que possuem as linhas de pesquisa que você pretende se aprofundar, através de uma busca detalhada na internet ou até mesmo através da indicação de professores (que normalmente conhecem boas instituições de ensino). Uma maneira de verificar a seriedade dos cursos são alguns selos de qualidade que a universidade possui (em alguns países, como os EUA). No caso de cursos de graduação, lembre-se de verificar a validade do diploma da instituição escolhida junto ao MEC.

3-Carta de Aceitação da universidade de destino (ou documento similar: alguns órgãos que oferecem bolsas solicitam esta carta de aceite após a concessão da bolsa; é preciso ficar atento a estes detalhes.

4-Documentação necessária: lembre-se de tirar fotocópias autenticadas de toda documentação e tê-la em inglês ou na língua do país de destino (vou detalhar esta informação no próximo post).

5-Pleitear a bolsa: consiste normalmente em duas fases principais: a análise de documentação e entrevista com o candidato.

0 comments:

Post a Comment

Share your opinion!


Archive

Readers

Maintained by

My photo
Recife, PE, Brazil
I don't recognize nationalities or frontiers. My compromise is with life.

Total Pageviews