Bolsas pro México

[Fonte: Universia]

Ministério de Educação do México
O Ministério de Educação do México oferece bolsas de estudo destinadas para cursos de especialização, mestrado, doutorado, estadias de curta duração, cursos de criação artística de curta duração e programa de professores visitantes.

Prazo: 15 de outubro de 2010

Requisitos: Terão prioridade no programa aquelas pessoas que já possuem experiência com os temas abordados em seu pais de origem, que tenham projetos de pesquisa envolvendo o tema e que já tenham se envolvido com causas sociais.


Os bolsistas terão direito a auxílios mensais que variam de 6.895,20 a 8.619 pesos, seguro médico e passagens aéreas.

+ Informações


TWAS-CONACYT Bolsa para Pesquisa de Pós-Doutorado no México


A TWAS - em cooperação com agências nacionais de Ciência e Tecnologia, universidades e centros de pesquisa - oferece, anualmente, mais de 280 bolsas de estudos no Brasil, China, Índia, Malásia, México, Tailândia e Paquistão. As inscrições para o ano acadêmico de 2011 já estão abertas.

Dentre as opções está o Programa de Bolsa para Pesquisa de Pós-Doutorado no México, desenvolvido em parceria com o CONACYT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia).

Prazo: A previsão para abertura das inscrições é 1º de julho de 2011.

Requisitos: A iniciativa é destinada a cientistas de países em desenvolvimento (exceto o México) que desejam realizar a pesquisa de pós-doutorado na área de Ciências Naturais Básicas. Os candidatos devem ter no máximo 40 anos.


O programa terá duração de seis a 12 meses.

+ Informações

TWAS-CONACYT Bolsa para Pesquisa de Pós-Graduação no México

A TWAS - em cooperação com agências e organismos nacionais de ciência e tecnologia, universidades e centros de pesquisa - oferece, anualmente, mais de 280 bolsas de estudos no Brasil, China, Índia, Malásia, México e Paquistão.

Dentre as opções está o Programa de Bolsa para Pesquisa de Pós-graduação no México, desenvolvido em parceria com o CONACYT (The National Council on Science and Technology).

Prazo: A previsão de abertura das inscrições é 1º de julho 2011.

Requisitos: A iniciativa é destinada a cientistas de países em desenvolvimento (exceto o México) que desejam obter o PhD na área de Ciências Naturais. O candidato deverá ter no máximo 30 anos de idade.


O programa terá duração de quatro anos.

+ Informações

TWAS Bolsa de Pesquisa e Treinamento Avançado


A iniciativa visa subsidiar os custos de treinamentos avançados para cientistas de países subdesenvolvidos realizarem pesquisas em uma instituição pertencentes a países em vias de desenvolvimento (à exceção do país de origem).

Prazo: Até 1º de outubro de 2010.

Requisitos: A iniciativa é destinada a cientistas de países em desenvolvimento (exceto o de origem). Não há restrição de idade para os candidatos.


O programa terá duração de três a 12 meses.

+ Informações

OEA - Organização dos Estados Americanos


A OEA oferece auxílios para estudantes interessados em fazer cursos de graduação, pós-graduação e de curta duração no exterior. Há oportunidades de estudos em países de língua inglesa, espanhola e francesa. Estão abertas as inscrições para novos cursos a distância.

Os candidatos têm 13 opções: "Planificação e Rendição de Contas por Resultados e Tabuleiros de Controle", "Elaboração de Indicadores de Produtos, Resultados, Efeitos e Impactos", "Elaboração de Planos Estratégicos de Unidades de Gestão", "Indicadores da Qualidade Ambiental", "Indicadores ORH (Gestão de Organizações e Recursos Humanos) em Âmbitos Públicos", "Elaboração de Contratos de Gestão por Resultados" "Ética Pública, Transparência e Anticorrupção", "Experimento Universitário em Informática Educativa (Programa Modular Tecnologias para a Educação e o Conhecimento", "Ética Pública, Transparência e Anticorrupção", "Curso de Economia em Telecomunicações" "Professor para o século XXI", "Redes Lan e Corporativas", "Redes e Tecnologias de Banda Larga" e "Introdução ao Marco Tecnológico Atual das Novas Tecnologias".

Prazo: O prazo para as inscrições varia de acordo com o curso. Há opções em que as candidaturas vão até 13 de outubro. Fique de olho no cronograma.

Requisitos: A iniciativa é destinada exclusivamente aos alunos residentes em um dos países membros da Organização dos Estados Americanos: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, Equador, El Salvador, Grenada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

O candidato deve ainda ter o nível de ensino necessário para ser admitido no programa acadêmico desejado e fluência no idioma do país de destino.

Candidatura: No Brasil, os formulários de inscrição, bem como os documentos comprobatórios, devem ser enviados para a Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores

Forma: Para se candidatar as bolsas da Organização dos Estados Americanos, os estudantes devem preencher os formulários de inscrição disponíveis no Portal Educacional das Américas, no endereço www.educoas.org. Os interessados devem encaminhar as propostas de candidatura para os ONE`s (Órgãos Nacionais de Enlace) de seus respectivos países.


Endereço de envio da documentação:
Ministério das Relações Exteriores - MRE
Divisão de Temas Educacionais - DCE
Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Sala 432
70170-900, Brasília-DF

A bolsa oferece recursos para o transporte aéreo, fundos para a matrícula e as mensalidades, seguro-saúde, aquisição de material. O auxílio oferecido cobre aproximadamente 60% dos gastos dos estudos e os benefícios terão duração de três meses a dois anos.

3 comments:

Anonymous said...

Boa noite.
Eu gostaria de saber onde posso buscar informações sobre a possibilidade de fazer um doutoramento no México. Onde me devo dirigir?

Obrigado

Janayna Velozo said...

Olá! Seja bem-vindo/vinda ao blog Zarpando Fora! Não tenho informações sobre doutorados no México para o ano de 2012/2013, mas acredito que os links acima devam te encaminhar para sites que possuem mais informações (como a do Ministério da Educação do México).

Boa sorte e desculpe não poder ajudar mais!

Unknown said...

Bom dia .
Sou da Nacionalidade Guineense(Guiné-Bissau) gostaria de saber onde posso buscar informações sobre a possibilidade de fazer um mestrado no México.

Obrigado

Post a Comment

Share your opinion!


Archive

Readers

Maintained by

My photo
Recife, PE, Brazil
I don't recognize nationalities or frontiers. My compromise is with life.

Total Pageviews