Cartas de Apresentação e Recomendação!!


As cartas de apresentação e recomendação são partes importantes do processo de candidatura a uma vaga numa instituição de ensino superior, assim como a uma bolsa de estudos. Disponibilizamos modelos de cartas, informações sobre o que cada uma deve conter e dicas de como elaborá-las.

Carta de Apresentação

As cartas de apresentação pessoal (ou carta de propósitos) é de extrema importância no processo de seleção de mestrado, pois ela será enviada às universidades que você deseja estudar, assim como a possíveis orientadores da sua pesquisa. Apresente-se primeiramente colocando dados pessoais, mas o importante é escrever uma pequena autobiografia acadêmica e profissional, ressaltando algumas características pessoais e atividades extracurriculares, como pesquisas e monitorias. É nesta carta que você vai se promover implicitamente, deixando claro que você é o melhor candidato que está aplicando naquele semestre. Uma dica importante é dar uma olhada nas linhas de pesquisa da universidade e escrever sabendo exatamente onde você se encaixaria e com o quê poderia contribuir.

Basicamente deve conter:
- Identificação do candidato: nome e formação universitária
- Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso
- Experiência acadêmica ou profissional (de preferência que tenha relação com o curso desejado)
- Motivação para estudar e obter o grau acadêmico
- Razões que justifiquem a candidatura
- Interesse pessoal do candidato na área
- Planos durante e depois do curso a que se candidata
- Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional
- Expectativas em relação ao curso

Estou disponibilizando dois modelos de cartas de apresentação: o MOD1 e o MOD2.

Cartas de Recomendação

As cartas de recomendações, sempre solicitadas pelas universidades e órgãos de promoção de bolsas, são escritas normalmente por professores, mas também por empregadores (caso você tenha experiência profissional. É muito importante que você se peça aos seus professores/empregadores com bastante antecedência, avisando-o da data final que você precisa do documento pronto (coloque essa data cerca de uma semana antes da data final de fato, visto que você ainda terá que fazer cópias e talvez enviar pelos correios e pra dar uma margem de segurança para imprevistos). Algumas instituições exigem que a carta de recomendação seja entregue em um envelope fechado ou que o próprio professor/empregador envie a carta diretamente à universidade.

É nesta carta que o professor irá relatar a percepção dele sobre seus atributos, habilidades e características mais importantes a serem ressaltadas pro tipo de estudo que você pretende realizar, como também sua capacidade intelectual, motivação para estudos avançados, capacidade para trabalho individual, nível de expressão escrita e oral, assiduidade e perseverança, iniciativa e liderança, relacionamento com colegas e superiores, entre outros que porventura surjam.

Links Úteis
Fórum TEST MAGIC: Um EXCELENTE forum pra quem ta buscando uma pós-graduação fora. Traz informações sobre cartas, testes (GRE, TOEFL e afins), vistos, taxas de admissão, universidades estrangeiras, admissão... enfim, é muito completo!!

4 comments:

Andréia Martins said...

Janayna, seus modelos de carta de apresentação são fantásticos! Você vai me ajudar muito, estou mandando a documentação para me candidatar a um mestrado no Canadá! Me deseje sorte! Muito obrigada!

Davis Alves said...

Realmente seus modelos e dicas são ótimos e bem objetivos para programas de mestrado! Parabéns! Estou me candidatando a um programa de mestrado em Gerenciamento de Projetos e suas dicas foram vitais para eu conseguir!

abraços!

Davis Alves
- Administrador de Redes
- Professor Redes (UNIP/SP)
* ITIL | COBIT | ISO-27002 | ISO-20000
ICS MCSA Systems Administrator
Cel.: (11) 9362-1745
E-Mail: davis@e-davis.net
Home Page: www.e-davis.net

Unknown said...

nao consigo baixar os arquivos

harley said...

Grandes dicas e ótimos modelos, Janayna!!
Serão muito úteis.
Parabéns e obrigado!!

Post a Comment

Share your opinion!


Archive

Readers

Maintained by

My photo
Recife, PE, Brazil
I don't recognize nationalities or frontiers. My compromise is with life.

Total Pageviews