Tradução Juramentada

[fonte: Polipoieses]

Tradução juramentada é a tradução oficial, feita por tradutor público, exigida legalmente em todo território nacional para que documentos redigidos em língua estrangeira produzam efeito em repartições da União, dos Estados ou dos municípios, em qualquer instância, Juízo ou tribunal ou entidades mantidas, fiscalizadas ou orientadas pelos poderes públicos (artigo 157 do Código de Processo Civil e Decreto Federal no. 13609 de 21.10.1943). A tradução juramentada tem fé pública em todo o território nacional e as versões são reconhecidas na maioria dos países estrangeiros.

1.Quem é habilitado a fazer tradução juramentada?
O profissional devidamente concursado e habilitado pela Junta Comercial do respectivo Estado onde tem seu ofício, de acordo, principalmente e entre outros, com o Decreto Federal no. 13.609 de 21.10.1943.

2.O que os tradutores juramentados traduzem?
1. Documentos pessoais: carteiras de identificação, passaporte etc.
2. Documentos de pessoa jurídica
3. Documentos de nascimento, óbito e casamento
4. Documentos para o requerimento de cidadania
5. Cartas pessoais
6. Cartas comerciais
7. Ofícios de empresas e universidades
8. Quaisquer documentos utilizados em julgamento

3.Como cobram?
Os emolumentos são tabelados pela Junta Comercial de cada estado e cobram por Lauda (entende-se por equivalente a uma lauda de 25 linhas um conjunto de até 1000 (mil) caracteres - não computados os espaços em branco), mas precisam levar em consideração carimbos, marcas d'água e demais detalhes nos documentos, então o melhor mesmo é solicitar um orçamento antes de fazer.

RECOMENDAÇÃO>> Pessoalmente, obtive os serviços de Mariene V. Wasa-Rodig, tradutora juramentada há 25 anos, e recomendo!! Ela é muito atenciosa e comprometida com seus prazos, além de oferecer um serviço de excelente qualidade!!! Residente em João Pessoa, ela faz tradução juramentada em português, inglês, francês, alemão e espanhol. Recebe apenas documentos originais e faz orçamento por email. A página oficial de tradução juramentada do governo da Paraíba confirma a legalidade de seus serviços e disponibiliza a tabela de preços.

Links Úteis:
Associação de Tradutores Juramentados
Rio de Janeiro> http://www.atprio.com.br/pages/menu.htm
São Paulo> http://www.atpiesp.org.br/mestre.htm

1 comments:

Anonymous said...

Sim..faltou um exemplo p agente ter um noçao de quanto vai se assustar antes de pedir o orçamento!!!!

SAUDADE DE VC KARIO....

Ja pegou quanto gatinhos

(Charles P JanaIBA)

Post a Comment

Share your opinion!


Archive

Readers

Maintained by

My photo
Recife, PE, Brazil
I don't recognize nationalities or frontiers. My compromise is with life.

Total Pageviews