Mais bolsas!! Bolsas! E bolsas!!!

Publiquei há pouco tempo uma lista dos órgãos nacionais, chegou a vez dos órgãos internacionais que promovem oportunidades de bolsas de estudos, como o Alban, Daad, Erasmus Mundus, Fullbright e outros.

ALEMANHA
DAAD
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. As bolsas do DAAD são concedidas à acadêmicos de qualificação especial, para estudos de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento científico. A concessão de bolsa está condicionada a uma aceitação por parte de um professor alemão, que assuma a orientação científica do plano de trabalho.

ESPANHA
AECI | www.becasmae.es
Agência Espanhola de Cooperação Internacional. A AECI oferece um programa de bolsas de estudos cujo objetivo fundamental é a formação de capital humano, como instrumento que permita criar bases para um desenvolvimento sustentado nos países com os quais a Espanha dirige a sua ação de cooperação.

ESTADOS UNIDOS
FULBRIGHT
Programa de intercâmbio educacional e cultural do Governo dos Estados Unidos que possibilita a mobilidade entre cidadãos brasileiros e americanos, geralmente através da concessão de bolsas de estudos em nível de pós-graduação.

EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS
| www.embaixada-americana.org.br

A Embaixada Americana no Brasil oferece vários tipos bolsas para vários níveis e áreas educacionais. Dentre os programas mais procurados estão: | Jovens Embaixadores | Para estudantes de ensino médio da Rede pública de ensino, com boa comunicação em inglês, perfil de liderança e participantes de atividades de voluntariado. O programa inclui uma viagem para de 15 dias para os Estados Unidos, onde os estudantes terão a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura do país e mostrar um pouco da cultura brasileira aos americanos.

AMERICAN ASSOCIATION OF UNIVERSITY WOMEN (AAUW)

Bolsas somente para mulheres | 01 ano de duração (não renovável), para mestrado, doutorado e pós-doutorado. Não há restrição de idade ou área de estudos. A Bolsa não cobre as despesas totais de estudos nos EUA.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA)
A Agência Interamericana de Cooperação e Desenvolvimento (AICD) da Organização dos Estados Americanos (OEA) administra um dos programas de bolsas de treinamento multinacionais mais extensos do hemisfério. Todos os anos, a Agência proporciona centenas de bolsas para estudos de pós-graduação e pesquisa e bolsa para treinamento especializado e de curta duração em instituições educativas e centros de formação nos Estados Membros e Observadores da OEA (diversos países). Todas as áreas de estudos, com exceção de Ciências da Saúde e cursos de idiomas.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS COMPANHEIROS DAS AMÉRICAS (ABCA)
Através da participação no comitê como voluntário é possível concorrer a bolsas para visitas técnicas e desenvolvimento de projetos culturais e sociais.

LEO ROWE FUND
Empréstimos para no máximo dois anos de estudo, concedido a cidadãos de países membros da OEA, para estudos de pós-graduação nos EUA. O Candidato precisa provar quer pode pagar parte dos estudos e apresentar uma garantia para o empréstimo.

FUNDAÇÃO ESTUDAR
O Banco de Investimentos Garantia concede, através da Fundação Estudar, bolsas de estudo parciais nas áreas de administração (MBA), direito (LL.M) ou economia (MA, PhD/Finanças). Para obter a bolsa precisa ter sido aceito por uma instituição de nível excelente.

FUNDAÇÃO FORD
Programa internacional de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford, dos Estado Unidos, cuja coordenação, no Brasil, está sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas.

EUROPA
ALBAN
A Comissão Europeia adotou em 2002 o Programa Alban, um programa de bolsas de estudo de alto nível destinado à América Latina. O Programa Alban permitirá que estudantes e profissionais Latino-Americanos, futuros académicos e quadros dirigentes nos seus países beneficiem da excelência do Ensino Superior na União Europeia. Os primeiros bolsista Alban começam os seus estudos de pós-graduação (mestrado ou doutoramento) ou de especialização (formação ou requalificação profissional superior).

Erasmus Mundus
É um programa de cooperação e estruturação no âmbito do ensino superior que deseja tornar a união Européia um centro de excelência mundial neste campo. O programa inclui cursos de Mestrados europeus de grande qualidade, contribui para uma melhor reputação e para despertar o interesse do ensino superior europeu em outros países, oferecendo bolsas tanto aos cidadãos europeus quanto aos de outros países.

FRANÇA
EDUFRANCE
Uma agência criada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação da França, com representações no mundo todo, oferecendo uma assessoria individualizada para quem pensa em estudar na França. A agência EduFrance oferece profissionais especializados tanto em Porto Alegre como na França para assessorar continuamente o estudante.

CAPES-COFECUB
O Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil possui um programa oficial apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da França e pelo Ministério da Educação, Égide.

BRAFAGRI
Acordo assinado entre a CAPES e o Ministérios Francês da Agricultura, da Pesca e dos Negócios Rurais. Refere-se à formação de engenheiros agrônomos e de especialistas em ciências biológicas.

BRAFITEC
Acordo assinado entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa, na França, e a CAPES, no Brasil, com o objetivo de incentivar acordos bilaterais no campo da engenharia.

INGLATERRA
The British Council
O Conselho Britânico concede bolsas de estudos para jovens que desenvolvam estudos de pós-graduação através de programas formais, preferencialmente de relevância para o desenvolvimento de relações entre Brasil e para a Grã-Bretanha.

JAPÃO
Artigo completo sobre o Japão AQUI!

1 comments:

Rebeca Sá said...

Jana, esse é um post valiosíssimo!!!!!

Obrigada!!!!!!

Post a Comment

Share your opinion!


Archive

Readers

Maintained by

My photo
Recife, PE, Brazil
I don't recognize nationalities or frontiers. My compromise is with life.

Total Pageviews